[OPINIÃO] As bibliotecas, o tempo, a tecnologia. Como repensar o uso dos espaços de estudo e leitura?

 

Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Dias atrás, mais precisamente nos últimos dias do mês de janeiro de 2022, em um dos grupos que faço parte na plataforma whatsapp, após ler uma matéria assinada pelo Tom Farias para o jornal digital a Folha de São Paulo com a seguinte headline "Na era digital, destino das bibliotecas talvez seja servir de cenários para selfies" e o que rolou depois disso?

Foto: arquivo pessoal, janeiro de 2022

De uma simples e reflexiva perguntas surgiram várias repostas, umas delas dizia:

...incentivo a leitura é grande e forte, principalmente com crianças até 6° ano.
Inclusive, com a transformação de muitas delas em espaços abertos onde várias atividades acontecem, temos sentido falta de locais silenciosos pra dedicação a leitura durante o dia
Uma outra pessoa cita um relatório do Horizon Report, não achei este relatório mas achei um outro que gostei Library trends: future horizons and a few realities é uma apresentação produzida pelo Sue Hutley que diretor do serviços de biblioteca da Queensland University of Technology, Brisbane, Australia, que discute justamente possibilidades e usa como referência principal o relatório da Horizon.

É bem interessante o material produzido, porém é datado de 2014 onde nem falávamos muitas coisas ainda estavam acontecendo e uma das mais importantes delas foi a chegada da internet de "alta velocidade" para os smartphones que se popularizavam, apesar dos preços altos.

E uma boa parte do que é posto como pontos chaves para repensar as bibliotecas e o futuro do seu uso por todos nós, já não fazem mais sentido, ai insisto, o que fazer com estes espaços? Sou uma pessoa "funcionalista" tudo que existe deve ter uma função e um motivo de existir. mas sigamos.

As bibliotecas são percebidas como o terceiro lugar mais seguro, entre a escola e o lar, portanto, há potencialmente mais aderência para experimentações. IDEO, 2017 (BR)

No desenrolar da conversa surgiram alguns links, projetos e até mesmo ideias como poderiam ser utilizados estes espaços.
Um deles é o Human Library que são literalmente livros humanos que usam os espaços das bilbiotecas como espaços seguros para diálogos delicados, abertos e reais;

Outro projeto interessante é DESIGN THINKING FOR LIBRARIES. A IDEO liderou a criação do kit de ferramentas que compõe o projeto, que foi moldado em grande parte por experiências de trabalho ao lado de bibliotecários em suas configurações profissionais diárias ao longo de 2013-2014;
Link da versão em português deste material Design-Thinking-para-Bibliotecas-Toolkit material em PDF.

Muitas ideais e materiais legais sobre um tema tão necessário e polêmico, pois, não existem respostas completas, justamente pelo proposito destes espaços, afinal são bibliotecas, por isto é URGENTE repensar o presente delas, para que o FUTURO possa permanecer.







0 Comentários

Empatia por VOCÊ, Inteligência Emocional e Tecnologia Aplicada

Para resolver seu problema temos que entender o que DÓI em VOCÊ, qual o tamanho da sua DOR, pois este é o tamanho do seu problema, somente com a dimensão dele podemos buscar PERGUNTAS adequadas, dai IDEIAS que façam sentido e SOLUÇÕES que RESOLVAM. Fazendo uso EQUILIBRADO da EMAPTIA, BOM SENSO e TECNOLOGIA. Qual seu PROBLEMA? Que tal bater um papo? Tomar um café? É por minha conta, aperta o botão e me diz o que prefere.