[AÇÃO] Agora tudo que é DESEJO se tornará REALIDADE...Vou começar por VOCÊ

 

Fonte: https://graficaboavista.com.br/novosite/wp-content/uploads/2017/12/cartao-de-visitas.jpg

Você que atua como profissional liberal, tem empresa com ou sem funcionários, ou até mesmo não é nenhuma das opções acima e usa ou ja precisou usar um cartão de visita?
Já se perguntou qual a função de um cartão de visita? Claro que sim, a resposta TODOS e TODAS sabemos e sua função é especial, nos apresentar. Este pequeno pedaço de papel evoluiu e passou por diversas mudanças com o passar dos tempos. Vamos entender como foi esta evolução e ao final vou fazer um convite e teremos uma surpresa.
Segundo o wikipedia o cartão de vista é: "é, num sentido genérico, um pequeno cartão contendo os dados de contacto de pessoas ou empresas."

Que trás em seu "corpo" informações sobre:  a pessoa que o porta, além de dados que possam indetificá-la, o que ela faz e onde encontra-la ou comunicar-se com ela. Mas hoje nada impede que existam bem mais informações neste mesmo cartão, um simples pedaço papel (maioria das vezes) com dimensões médias de 80x50mm. 

Grieg, Edvard (1843-1907) compositor norueguês
Fonte: https://www.designer-daily.com/a-history-of-business-cards-20266

Nos primórdios os cartões tinham funções que evoluíram...incialmente era para cumprimentos e condolências, depois para apresentar-se e apresentar suas atividades para fins comerciais. Existia toda uma etiqueta de uso destes pequenos pedaços de papel que tem o fromato de uma simples carta de baralho.

Segundo o site designer-daily.com mesmo com o passar do tempo, ainda se preserva alguns ritos em torno do seu uso, são eles: "Os cartões não devem ser entregues com a mão esquerda, nunca devem ser escritos e devem sempre ser traduzidos para o idioma do país específico em que estão sendo entregues no verso do cartão. Nunca devem ser transportados soltos e apresentados nas melhores condições."

Cartão de Visita de Freud (1856-1939) Neurologista Austríaco

"Os cartões não devem ser entregues com a mão esquerda, nunca devem ser escritos e devem sempre ser traduzidos para o idioma do país específico em que estão sendo entregues no verso do cartão. Nunca devem ser transportados soltos e apresentados nas melhores condições."

Apesar de serem a forma mais simples e barata de se apresentar para alguém, sem precisar estar conectado a alguma tecnologia, por serem produzidso com os diversos tipos de materias. O papel ainda é o tipo de material que mais se usar neste tipo de "tecnologia" o cartão de visita (como popularmente chamamos). Porém a maioris dos papeis que hoje compoem este tipo de cartão possuem algum tipo de problema de reciclagem ou circularidade, devido a aplicações feitas sobre o mesmo para otimizar sua aparência ou aumentar sua vida útil. Neste casos é muito comum estes cartões terem em sua composição além do papel: Plastificação Mate, Plastificação Brilho, Verniz UV Total / Localizado, que atrapalham o processo de simples reciclagem de importante pedaço de "papel". Sem esquecer que ainda temos um tipo de material que se popularizou são os cartões em "PVC" (como é conhecido popularmente).

Depois deste conteúdo histórico, volto a perguntar: "...qual a função de um cartão de visita?" hoje não só este tipo de "mídia" mas diversos outros tem pouca ou quase nenhuma função, mas geram um impacto ainda grande ao meio ambiente, você sabe quantas folhas de papel produzem uma árvore? Segundo o site Galileu, funciona mais ou menos assim:

Um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano. 

Tem países que se consome mais, exemplo os finlandeses, primeiros no ranking, consomem 341 Kg, por ano. Fonte: Revista Galileu Online.

Fazendo as contas para os cartões, se considerarmos a quantidade média adquirida por uma pessoa comum que seriam 1000 un teremos a seguinte conta: 

Para cada resma (500 folhas) teremos um desperdício de quase 12m² de papel e desta resma precisamo de 1/5 para produzir nosso "milheiro" de cartões, lembro que a conta fiz usando papel sulfite, mas os cartões são feitos com outros tipo de papel e os valores em peso serão bem maiores, considera que um cartão é feito em garamtura média de 150 g/m², se fizermos uma conta rápida será 2x o valor de 75g/m², quase 90kg de papel.

Para cada 1000 unidades de cartões de visita deperdiçamos vários quilos e papel, derrubamos várias árvores (neste caso evitamos captura de CO2) para uma mídia que se perdeu neste momento da história.

Era bonito? Era. Tinha uma função social, comercial e hsitórica? Sim. Mas hoje não cabe mais sustentar o modelo tradicional de cartões de "visita".

Ai você se pergunta porque toda esta histórinha...esta lá no título do post, AÇÃO: o que DESEJO, se tornará REALIDADE... é isto que vou fazer a partir de hoje...a cada ano venho me engajando cada vez mais em questões que acho que são de extrema relevância para nossa vida e para a nossa posteridade, que são causas ligadas as mudanças climáticas (líder pelo Climate Reality), Embaixador e Consultor Lixo Zero (Instituro Lixo Zero Brasil), recém embaixador do Movimento Capitalismo Consciente e simpatizante do movimento Donut, que possui um braço muito ativo no Brasil. Se não conhece entre em contato para que eu possa apresentar cada um deles.

Sem falar que fui buscar parceiros (www.eletro.org.br), criei uma startup (www.lisar.com.br) e até participei da aceleração do Inovativa de Impacto (maior evento de aceleração de imapcto social e ambiental do Brasil), ou seja quero sair do DESEJO e ir para AÇÃO.

Por isto fui (e vou) buscar soluções para estas questões, assim me tornei representante de uma solução que atende as demandas que o antigo cartão de visita fazia, mantem toda a questão tradicional que este fazia (e até novas) e minimiza em 99% seu impacto, na verdade impacta pelo menos 999x menos que o modelo tradicional (se considerar 1000un).

Hoje te apresento uma tecnologia que entrega tudo que o cartão faz, custa menos e impacta 99% menos em todos os aspectos da existencia de um cartão tradicional. Conheça a tecnologia no vídeo abaixo.

Apresentação oficial da solução AirGo

No vídeo ele foca em tudo que é benefício para a solução e esquece de dizer um ponto essencial em tempos de posicionamento sustentavel, o impacto ambiental e financeiro gerado pelo uso desta solução.

"...te ofereço a oportunidade de partir para a AÇÃO e tornar seu DESEJO de fazer algo, em REALIDADE,"

Se você acha que a ideia é interessante e que de fato ter chegado até aqui neste post faz sentido, te ofereço a oportunidade de partir para a AÇÃO e tornar seu DESEJO de fazer algo em REALIDADE, aqui eu saio da teoria e te apresento uma forma prática de fazer isto. Eu ja fiz.

Faça o que fiz, me engajei, me posicionei e tornei realidade. Se achar que vale a pena AGIR, acessa este link. https://bit.ly/cardnopapel

Ou clique na imagem a abaixo.


Fontes desta postagem:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_de_visita

https://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110264-17775,00.html

https://maxxynpress.com.br/project/a-historia-do-cartao-de-visita/

https://www.designer-daily.com/a-history-of-business-cards-20266

Curioso ou curiosa com os calculos da uma olhada em minha interação com a IA do ChatGPT para fazer estes calculos.

https://chat.openai.com/share/2001a01f-f1c8-4f40-a535-9b3adabfcff6




0 Comentários

Empatia por VOCÊ, Inteligência Emocional e Tecnologia Aplicada

Para resolver seu problema temos que entender o que DÓI em VOCÊ, qual o tamanho da sua DOR, pois este é o tamanho do seu problema, somente com a dimensão dele podemos buscar PERGUNTAS adequadas, dai IDEIAS que façam sentido e SOLUÇÕES que RESOLVAM. Fazendo uso EQUILIBRADO da EMAPTIA, BOM SENSO e TECNOLOGIA. Qual seu PROBLEMA? Que tal bater um papo? Tomar um café? É por minha conta, aperta o botão e me diz o que prefere.