Imagem retirada referenciada do Blog LostToken
A ideia desta postagem não é discutir efetivamente sobre os jogos citados, mas sobre a importância de entender que nossa vida de alguma forma pode ser comparada a um jogo. Neste momento vivemos uma questão bem delicada quando falamos de conflitos que tem sua máxima em Guerras.
Deixo bem claro antes de seguir com este post, que não sou e nunca fui simpatizante de qualquer tipo de violência, considerando a guerra como a maior da violências da humanidade. Porém como amante de jogos e geógrafo, nesta mesma ordem, lembro que ambos possuem uma grande relação em sua existência (SIM, isto mesmo sua VIDA), afinal umas das frases mas dita quando se fala em geopolítica e geoeconomia é o termo "...é um grande jogo de poder..." o poder é uma das maiores premissas estudadas pela geografia humana.
Por isto um geógrafo se posicionar sobre algumas questões, não é tão simples, ou pelo menos não deveríamos tratar tais temas ou episódios com simplicidade.
Falar do momento atual com a visão de cidadão do mundo, sem ter a geografia em suas vertentes ligadas a politica, poder e economia, seria , minimamente perigoso considerando o ponto de vista da história do mundo e suas relações e PODER.
Segundo Fernando Roberto Jayme ALVES em seu artigo "A DIMENSÃO ESPACIAL DO PODER: DIÁLOGOS ENTRE FOUCAULT E A GEOGRAFIA" editado na revista Geografia em Questão, ele faz paralelos sobre o poder de Foucault e aquele mesmo PODER estudados por vários pensadores da geógrafos:
O poder abrange as noções de soberania, potência, domínio, ordem, lei, regra, norma,obediência etc. Assim, o poder envolve a esfera política, econômica, cultural e social. Enfim,o poder é demasiadamente amplo, complexo e profundo, ao ponto de acreditarmos queninguém está isento dele, ou pelo menos de seus efeitos. Raffestin (1993, p. 06)
Vou tentar usar o jogo como referência para fazer algumas analogias e mostrar como o sistema que mantem nosso planeta andando, tem um papel absurdo em tudo que esta acontecendo.
Nunca joguei o gameboard (jogo de tabuleiro) RISK, mas sei que o mesmo possui mais de 50 ano que foi idealizado pelo francês Albert Lamorisse, seu nome original era "La Conquete Du Monde" em tradução seria a "A Conquista do Mundo" e é um jogo de estratégia, como o próprio nome diz, seu objetivo é bem simples. GANHA, QUEM CONQUISTA O MUNDO.
Bem lúdico para um jogo criado sobre as aspirações de guerras reais e seus objetivos e efeitos, caso queiram ver mais algum detalhe sobre estes jogo deem uma olhada.
Fonte: https://images.app.goo.gl/6KmWTTz78MNs7tbEA
Lembremo-nos que no mundo real e nos jogos existem algumas regras, vamos considerar que todos cumprem estas de forma adequada, qualquer jogador saberá que se um oponente esta a circundar seu território com tropas, o mesmo vai atacar, se fosse no tabuleiro até poderia ser uma estratégia para dispersar seus objetivos perante a outro jogador, mas no mundo real a logística militar é caríssima, sem considerar que o TEMPO (neste caso não o cronológico, olha a geografia ai.), sim isto mesmo se chove, se neva e é um local de fácil mobilidade ou são montanhas, tudo isto interfere nos custos reais de uma guerra e ao mais interessante é que estes custos interferem na economia do país, seja ela interna ou externa, engraçado que jogos como estes deixam as coisas bem mais simples, basta rolar os dados.
Considerando o gameboard WAR, que trás a mesma temática, quase que 100% replicada do seu "concorrente" RISK" e consequentemente pelas sua mecânica e regras e falhas nas regras quando se propõe a efetivamente ser um jogo de estratégia, não sou especialista em jogos mas sei que o proposito principal de um jogo é entretenimento, porém dependendo de sua temática pode também passar ideias e conceitos sobre o tema abordado.
Voltando a geografia e aos "jogos de poder" falar de conflitos e guerras, falamos de espaço, territórios e local, conceitos que de alguma forma (talvez não na melhor) fazem parte da dinâmica de ambos os jogos comentados. Ok! onde quero chegar com tudo isto? Uma reflexão simples e um dilema do jogo:
"Esta jogando WAR (este aqui é bem conhecido em nosso país) e percebe que existe uma movimentação de todo os demais jogadores perante seus "territórios" e percebe que todos os territórios adjacentes ao seus estão sendo dominados por "inimigos" aquilo não será bom para sua defesa no futuro e logo percebe que se não movimentar suas tropas para retomar seus territórios adjacentes você coloca seu país em risco, o que você faria?
Na situação hipotética acima é fácil a resposta, mas, se fosse numa situação real? De alguma forma descrevi como a "vida é um jogo', em situações de guerra os seus lideres devem tomar as mesmas decisões que tomamos em jogos, com a diferença que o futuro de uma NAÇÃO inteira esta em "jogo" e seu PODER sobre tudo isto.
Sobre a luz da geografia no artigo citado aqui, ALVES(2013) continua:
A relação entre espaço e poder é antiga e sempre permeou assuntos relacionados às preocupações da geografia como as batalhas e as guerras , o que ficou nítido nas formulações de alguns teóricos da geografia política clássica no final do século XIX e início do século XX. Posteriormente, Yves Lacoste explicitou esta relação entre a geografia e o poder do Estado Nação na obra A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Uma característica forte desta abordagem do poder é entender o Estado como o aparelho central e exclusivo do poder, o que alguns autores irão chamar de uma análise “estadocêntrica” do poder...
A relação entre espaço e poder é antiga e sempre permeou assuntos relacionados às preocupações da geografia como as batalhas e as guerras.
Este post trouxe para tentar colocar que dar opinião é fácil, porém entender de fato tudo que envolve a tomada REAL de decisões pode ser crucial para que as peças certas sejam movimentadas e que o PODER continue nas mãos de seus verdadeiros "donos". Somos extremamente passionais, porém é sempre interessante saber, o que esta por trás das "cortinas"
Comenta ai se você joga alguns dos jogos que comentei e o que você acha da frase "...a vida é um JOGO..."
Referências:
Blog https://losttoken.com.br/blog/war-x-risk/
Blog https://brjoga.wordpress.com/2012/03/08/war-versus-risk/
Site https://artsandculture.google.com/asset/board-game-la-conquete-du-monde-the-conquest-of-the-world-also-risk-miro-company/6QFeUYn6ErQqFA?hl=en
Artigos https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/332764/mod_resource/content/1/Por%20uma%20geografia%20do%20poder%20%281%29.pdf
Blog https://pt.wikihow.com/Jogar-Risk
Blog https://boardgamegeek.com/boardgame/33112/war
Artigos https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/download/6725/5793/28310
0 Comentários